Guia do imigrante

Os textos abaixo foram copiados do site Eu no Quebec e só servirão para nos ajudar no processo de imigração, se você tem interesse em fazer o processo também, sugiro que verifiquei no site oficial de imigração.

Atenção: O conteúdo deste blog representa a minha experiência no processo de imigração do Québec.
Sempre siga as informações oficiais, clique aqui para obter mais informações.


Você certamente já ouviu falar de alguém que vai imigrar para o Québec (ou até de alguém que já imigrou). Mas já parou pra pensar se o seu perfil também é interessante? Se o mercado de trabalho de lá é favorável para a sua área de atuação? Quanto tempo dura, e o pior, quanto custa todo o processo de imigração? Quer saber como é a entrevista, como organizar os documentos, como estudar para entrevista ou como preparar o dossiê? Caso você tenha respondido sim para alguma das perguntas anteriores este guia é para você. Com este guia, você irá conhecer um pouco sobre o processo de imigração do Québec.


Não deixe o Brasil sem o Não deixe o Brasil sem o “Guia do imigrante das galáxias”…
Caso você ainda não tenha assistido uma palestra de imigração, aconselho assistir ao documentário “O último que sair feche a porta“, onde pode ser visto um breve panorama do programa de imigração. Porém não deixe de assitir pelo menos uma palestra, pois ela é fundamental para ajudar a decidir se imigrar é mesmo o que você quer. A palestra é o local ideal de tirar todas as suas dúvidas diretamente com um funcionário do governo do Québec.


Antes de mais nada, você precisa saber quais são os critérios utilizados na seleção. Mas só saber os critérios não é suficiente, existe também o guia do processo de imigração onde cada critério é descrito e pontuado individualmente. Como o documento é todo em francês e pode ser de difícil leitura, pra facilitar essa análise inicial o ministério da imigração fez o teste on-line que calcula todos os pontos e informa se seu perfil é indicado. Você pode fazer quantas simulações desejar de maneira anônima.


Acredito que esse seja um bom momento para saber quanto custa, quanto tempo demora e qual a média de tempo para concluir o processo.

Caso o teste não apresente um resultado positivo, faça uma “simulação futura”. Exemplo: coloque todos os dados de como você acha que estará em 1 ano, aumente a experiẽncia profissional, sua idade, seu nível de francês e de inglês (supondo que você vai usar esse 1 ano da simulação para alcançar esse nível). Assim você vai saber qual o nível de francês e inglês que você precisa ter no momento da entrevista. Quando você tiver todos os requisitos necessários e for aprovado pelo teste on-line, você pode enviar os documentos necessários para a etapa provincial.


As pessoas que possuem a profissão na lista de profissões em demanda tem prioridade na fila de processos, isso representa uma vantagem bastante significativa. Então, você começa a montar seu projeto de imigração e pesquisar qual cidade é melhor para você. Importante saber que se a sua profissão é regulamentada, será necessário fazer equivalência de diploma. Portanto, procure as associações profissionais correspondentes à sua profissão.


Pouco tempo depois de dar entrada na etapa provincial, é feito o débito no cartão de crédito, você recebe a primeira correspondência, a segunda correspondência e logo em seguida você recebe o e-mail com a convocação pra entrevista (o e-mail deve ser respondido confirmando a entrevista em até 10 dias).


Se você mora em Salvador, aconselho procurar o CLIC (Centro Linguístico Intercultural Canadense) onde é possível fazer simulações de entrevista (1ª simulação e 2ª simulação) e onde se tem amparo em relação à organização dos documentos, análise de perfil e até mesmo preenchimento dos documentos.


Após a entrevista de seleção e recebimento do CSQ (Certificado de Seleção do Québec), você está apto a dar entrada na etapa federal do processo. Para isso basta preencher todos os documentos necessários para etapa federal, pagar a taxa de abertura de processo, anexar uma cópia do CSQ (você recebe duas, uma específica para envio nessa etapa e a outra que deve ficar com você) e enviar.


Pouco tempo depois de passar na entrevista, você pode começar a fazer a francisação on-line. Um curso virtual interessante, muito bem feito e que deve ser levado à sério. Aproveite bastante a francisação enquanto espera a carta de abertura do processo federal (ultimamente está demorando bastante pra chegar) para ter acesso ao E-cas (sistema onde você acompanha o status do seu processo).


O ano do meu processo federal foi um pouco atípico, então eu sofri um pouco com os atrasos. Principalmente pelo prazo estipulado pelo consulado que não foi cumprido. Esse atraso gera muita ansiedade mas só resta esperar pelo dia em que as notícias boas chegam. Vale ressaltar que ainda existem pessoas passando por esse atraso. Já quem possui prioridade em geral não passa por isso.

Enfim, depois de receber o pedido de exames médicos (para algumas pessoas pode vir junto com o pedido do passaporte), o negócio é correr pra fazer a consulta e os exames (em alguns lugares o resultado demora um pouco de ficar pronto). Depois de receber o pedido do passaporte, você pode pagar a última taxa do processo e enviar o passaporte para o consulado em São Paulo.

Essa é uma boa hora de começar a pesquisar a passagem aérea, o seguro de saúde (para os três primeiros meses) e a começar a preparar a sua check-list com as coisas pendentes para a viagem.

Paralelo a isso, o seu E-cas pode mudar para “decisão tomada” e você receberá uma ligação do consulado confirmando o seu endereço para envio do visto.


Pronto, só esperar o visto chegar (enquanto resolve as coisas de sua check-list). Não esqueça de pesquisar qual a melhor maneira de levar dinheiro para o Canadá.


Por enquanto é isso, eu estou nessa etapa do processo. Em breve este maravilhoso humilde guia será atualizado com o restante do processo.