domingo, 11 de dezembro de 2011

De volta à prancheta

Bem como todos sabem, íamos enviar no dia 09/12 estavamos quase fechando o envelope para enviar os documentos ao escritório de imigração quando de repente...

O processo foi alterado, ficamos bastante abalados, inclusive nossa aula na Ecole Quebec, foi um mimimí só, todo mundo reclamando das mudanças, em fim volta e meia o assunto voltava na aula.


Resolvemos ir à palestra no dia 08/12 no prédio da aliança francesa tirar satisfações com Mr. Gilles, nesse dia nem teve aula, imagina estava todo mundo querendo pegar o pessoal do escritório de imigração.

O Fato é que não tem chororô, o Mr. Gilles não tem culpa e não pode ser responsabilizado, o problema todo é que devido às mudanças o processo deve demorar um pouco mais já que para se conseguir os pontos do francês precisamos agora comprovar com uma prova oficial.

O problema nisso é que as tais provas não são muito frequentes e somente podem ser feitas em alguns lugares um deles é na aliança francesa, não é preciso ser aluno para fazer a prova, e o calendário das provas é divulgado no site da aliança, podem ser feitas as seguintes provas, TCF/TCFQ, DELF, DALF e TEF/TEFAQ,  

No nosso caso teremos que fazer a prova, pois sem os pontos do francês não conseguimos o suficiente para aceitação no CSQ, a boa notícia “para nós” é que precisamos apenas do nível básico A1 do TCF (vai até o C2).

Em fim precisaremos esperar para fazer as provas e obter o resultado para envio do nosso processo, o Mr. Gilles disse estão tentando negociar com os órgãos oficiais de testes para aumentar a quantidade de provas por ano (hoje o TCFQ tiveram 5 provas em 2011), vamos torcer para que isso aconteça.

Uma boa notícia da palestra é que o escritório federal está querendo diminuir o tempo para processar os pedidos, hoje média de 13 meses, para o ano que vem estão prometendo 6 a 7 meses, vamos ver.

E para finalizar o endereço de envio dos documentos do processo provincial também será alterado, serão apenas 3 escritórios no mundo, não lembro onde ficaram todo mas o nosso será o do México.

Bem não são notícias muito boas, mas só serve para que possamos ter mais um tempinho de reflexão.

Bola pra frente.

Au revoir.

10 comentários:

  1. olá;
    vi que vocês seguem o meu blog. encontrei o blog de vcs nas estatisticas (origens de tráfego) e entrando no blog vi que estavam seguindo o meu. Sigo o de vcs. Obrigada !!!

    Ninguem ficou muito feliz com as mudanças...mas com relaçao a prova, eu ia fazer de qualquer jeito mesmo que nao va aplicar pelo de quebec. vou fazer pelo skilled worker. e minha intenção por enquanto é ir pra Toronto. Faço aulas de francês com professor particular e como ele nao tem formação em letras (pq é da França) eu teria que fazer pra ter comprovação do nível.

    Boa sorte pra vocês!!
    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Catherine,

    nossa maior preocupação é com relação ao tempo que o processo todo pode levar já que não se trata apenas da prova, o processo todo tem muitas mudanças, vamos ver como será !

    Boa sorte.
    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Ei, Roberto!
    Não desanimem. Ao contrário, tenham mais gás para irem em frente. Nada acontece por acaso! Quanto menos esperarem estarão com CSQ nas mãos, com os vistos.
    Pode parecer que não, mas passa numa rapidez assustadora.
    Demos entrada em 06 de junho de 2011 e nossa entrevista só foi marcada para dezembro... Affe Maria...rs! Foi um pulo!
    Enfim, precisando de uma força conte conosco!

    Abraços de Boas Festas

    Fabricio & Nilian
    brazucoise.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo apoio Fabricio & Nilian, é muito gentil da sua parte !.

    Estamos realmente mais confiantes, a final como você disse nada acontece por acaso !

    Espero logo-logo dar boas notícias !

    Abraços !

    ResponderExcluir
  5. Oi Família,

    Ainda estou digerindo estas novidades também...
    Confesso que deu uma desanimada geral, nosso professor estava viajando e trouxe um material novo específico pra nos preparar para o teste, mas mesmo assim ainda não voltei ao ânimo de antes... balde de agua fria esse, né?!
    Mas vamos em frente,
    Bonne chance à tous!
    Luciana

    ResponderExcluir
  6. Luciana, se você tiver alguma coisa, algum material sobre o teste, me avisa \o/ !

    ResponderExcluir
  7. Roberto,

    Passei pela mesma coisa, mas pelo processo federal. Beeeem na hora de enviar as regras mudam. Mas sabe que foi uma coisa muito boa? Os que enviaram 1 semana antes receberam o visto 6 meses depois de eu ter recebido. Mesmo tendo que "esperar" 1 ano para ser apto novamente e solicitar o visto.
    E tem outra, passa MUITO rapido!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Interessante, espero ter a mesma sorte !

    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, acredite, estamos no mesmo barco!

      Fiquei incosolado durante todo o mês de Dezembro, em meio a uma viagem à Montréal. Imagine viajar com a cabeça cheia de problemas e pensando no processo... Mas é a vida...

      Já estou correndo atrás do TCFQ e do IELTS. Esse mês (21/1) fazemos a prova do IELTS, e em março (5/3), fazemos os TCFQ. Tomara que os prazos dos processos sejam mais adiantados de verdade esse ano e no próximo, ao menos!

      Força, e determinação!

      Vamos trocando idéias, pois como nossos processos levaram basicamente o mesmo tempo, chegaremos na terrinha também num período semelhante!

      Um abraço!

      Excluir
  9. Show Filipe, vamos sofrer juntos !, mas como dizia o ditado, depois da tempestade vem a bonança !
    Abraços !

    ResponderExcluir