quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Profissão Farmacêutico

Olá

Sou Farmacêutica e já faz algum tempo que venho pesquisando como fazer para exercer minha profissão em Québec. Não consegui muitas informações mas vou colocar o que achei importante.

Para ir tendo o conhecimento dos medicamentos, encontrei este site Pharmaco Médicale.org, é completo pode ser comparado com nosso DEF a diferença é que está em francês e tem muio mais informações, tem a farmacologia, interações, classificação por doenças, etc... vale a pena ter e estudar por ele.

Como aqui, lá também existe uma ordem que regulamenta a profissão a ordre des pharmacien du Quebéc.
Bem para entrar na ordem são necessários alguns passos, que são equivalências de diplomas, experiência profissional também conta nesta equivalência, é necessário fazer alguns cursos de aperfeiçoamento para se conhecer melhor como funciona o profissão... mais informações podem ser vistas aqui.
O processo é bem burocrático e acredito que deve levar um bom tempo para conseguir a tão sonhada permissão para exercer minha profissão.

Neste blog família buscapé abaixo de zero, encontrei algumas informações, mas são para o Canadá lado inglês e não se aplica ao Québec, porém vale a pena dar uma olhada também.

Encontrei este site muito bom que tem informações importantes para quem pretende trabalhar na área da saúde no Quebéc. O chamado CSSS de l'Énergie.

O sistema de trabalho para os farmacêuticos, é muito diferente do Brasil, o que me deixou muito contente e animada, pois lá sei que realmente os médicos vão me ouvir e vou poder exercer a farmacologia que tanto nos é impedido no Brasil.
Aliás para ter farmácia é preciso ser farmacêutico, farmácia não é só um comércio. Os medicamentos são vendidos com receita e anticoncepcionais e pilulas de emergência também.
Consegui encontar informações valiosas também em sites de algumas farmácias como Pharmalab, Jean Coutu e Pharmaprix. São bem interessantes e mostra um pouco do funcionamento do comércio, os produtos que são vendidos, as equipes que trabalham nas farmácias, etc...

Também tem a ordem dos químicos, para quem pretende trabalhar e análises clínicas e análises físico quimicas. Bem legal também essa ordem.

Bem, foi tudo o que consegui achar por enquanto, espero ter ajudado. Se eu encontar mais informações coloco aqui.
Se alguém tiver mais algumas informações e se eu estiver errada com alguma informação, por favor me avisem.

à biêntot.


Um comentário:

  1. Olá,

    Muito bom o post e também os links... já encontrei muitas coisas interessantes pra minha profissão através deles.
    Acredito que este sentimento de que por lá as profissões são mais valorizadas é comum, aqui infelizmente a equipe de saúde (aqueles que não possuem CRM rsrs)tem muitas restrições e pouca autonomia, é claro que maior autonomia exige maiores conhecimentos, então "bora" pros livros, pra não fazer feio quando chegarmos lá!
    Um grande abraço e boa soret pra todos nós.
    Luciana

    ResponderExcluir