sábado, 29 de outubro de 2011

Para onde Ir ?

Nessa fase inicial uma dúvida é para onde ir ?

A resposta para essa pergunta é : Não sei, mas achei algumas informações importantes no blog do Canadá Tudo Novo e vou compartilhar aqui, dentre as cidades que gostamos até agora uma é Sherbroke e a outra é Gatineau.

Aqui mais alguma emails para contato:

Das outras regiões tenho os seguintes contatos:

Centre-du-Quebec - Luc Martel (luc.martel@micc.gouv.qc.ca)

Bureau de Troais-Rivières e Cateherine Cautel (catherine.coutel@micc.gouv.qc.ca).

Mauricie - Pierre Bonenfant (pierre.bonenfant@micc.gouv.qc.ca) e
Marie-Claude Brûlé (mcbrule@strategiecarriere.com).


Laval - Kulie Rodier (julie.rodier@micc.gouv.qc.ca).
Gatineau - Pierre Legross (pierre.legros@micc.gouv.qc.ca).
Longueuil - Claude Amyot (claude.amyot@micc.gouv.qc.ca).

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Levando as cachorras na mala.

Estive pesquisando como fazer para levar minhas cachorras na mala. Sei que vai demorar um tempo para a nossa mudança para o Canadá, mas já estou sofrendo em pensar de deixar elas aqui. Temos uma Labrador (Olivia) e uma chow-chow (Jully). Não são raças muito fáceis de viajar, pois são gigantes.
Bem pelo que pesquisei é preciso:

a) Atestado de saúde
b) Carteira de Vacinação
- Para os filhotes com menos de 3 meses de idade a vacinação anti-rábica é dispensada. O Médico Veterinário Particular deverá declarar que a primoimunização anti-rábica não foi efetuada devido a pouca idade.
Informações Gerais
- Não existe exigência de sorologia;
- Não existe exigência de tratamentos específicos;
- Não exige exame clínico pelo Fiscal Federal Agropecuário, antes do embarque;
- Não exige quarentena.
Mais detalhes estão neste site:.

Se fosse só isso estava bom, mas o preço não é nada barato, fica mais caro que a passagem nesse blog estão resumidos os gastos, é nessas horas que eu queria ter um pinscher.

Também é necessário encontrar casas onde se pode ter animal, costumam aceitar animais até em apartamentos, existem também taxas para se ter animais. Detalhes aqui

Acho que nossa melhor opção é ir sem elas, arrumar tudo primeiro, nos adaptar primeiro e depois vir buscá-las. Vou ficar com uma dor no coração de ficar longe das minhas amiguinhas, mas acho que vai ser melhor para todas nós.

Se alguém já passou, ou está passando por isso, por favor me dê uma ajuda, de como fizeram.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Informações uteis sobre o canadá

Peguei as informações no site do Projeto Canadá e achei importante deixar aqui como registro para aprendizado.

As informações dos vídeos abaixo são extremamente úteis mesmo para pessoas que estão no Canadá há algum tempo.

Dê valor. 

http://vimeo.com/17473916
http://vimeo.com/17474658
http://vimeo.com/17470195
http://vimeo.com/17469841

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Meu Francês

Hoje comecei realmente a estudar o francês, fazer os sons com biquinho e vogais nasais tá um pouco difícil ainda, mas com algum treino chego lá.
Estou já me imaginando no Quebéc, naquele friiioooo, mas com muito mais tranquilidade do que aqui no Brasil. Até a Letícia já está aprendendo o francês, já sabe mais do que eu... rsrsrs.
Foi bem produtivo o nosso dia hoje.
Até mais.
Peguei no site do Diário Canadá Brasil  Algumas dicas de Filmes que vou postar aqui, quem sabe ajuda com o Frances..

"Eu tinha muita dificuldade de achar filmes legais em francês, eu disse legais, sinceramente não gosto de todos, na maioria das vezes é "sem pé e sem cabeça", enfim, quando descobri estes sites, pude selecionar melhor e ainda ter a opção de assistir documentários. "








Também alguns links que podem ser interessantes.

http://www.mega-films.net/

http://www.onf.ca/

http://www.regarder-film.com/

http://filmsquebec.over-blog.com/

O último que sair feche a porta

Hoje assisti ao vídeo, "O último que sair feche a porta", acho que uma das coisas que mais levam uma pessoa a sair do seu país é principalmente o medo, a falta de segurança é uma realidade, eu utilizo o transporte público com frequência (Muito cheio por um acaso), e frequentemente vejo que a mochila que utilizo para ir a academia foi aberta por algum malandro no trêm.

Meu irmão outro dia deixou o celular em sua mochila e ao chegar ao trabalho viu que foi roubado.

Outro dia no metro da sé, uma mulher foi roubada dentro do metro, ao perceber o ocorrido pediu um celular de outra pessoa para ligar para o dela e quando o telefone começou a tocar o ladrão jogou o mesmo no chão tentando disfarçar o roubo.

A impressão que dá é que estamos rodeados de ladrões, por todos os lados, eu vejo esse tipo de cena e lembro que não é esse o país que quero dar para minha filha, vejo tanta corrupção no governo e não sei mais o que fazer, dizem que pelo voto agente consegue mudar o país, mais e quando as pessoas do país não mudam ?

Isso é só um desabafo de alguém que já cansou de nadar contra a maré !

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Documentos da etapa federal

Achei o post abaixo muito interessante no site do Eu no Quebec e estou reproduzindo aqui para me ajudar no processo, mas vale lembrar que esses dados podem mudar e por tanto vale a pena consultar o site oficial de imigração.


Muito já foi dito e explicado em diversos blogs, tópicos e fóruns sobre essa etapa do processo. Acho que o problema é exatamente este, muitas informações desencontradas (acredito que por boa parte ser mais antiga). As informações oficiais necessárias para dar entrada na etapa federal estão disponíveis aqui. Já a lista de documentos oficial mais as informações gerais e específicas de acordo com o consulado pra onde será enviada a demanda, estão disponíveis aqui.

Preencher os formulários dessa etapa não tem muito segredo, mas no início pode parece ser bem complicado. Como sou solteiro, os formulários sempre são incrivelmente simples de serem preenchidos e sempre em uma única via (acho que essa é a melhor parte de ir sozinho).

Após receber o CSQ vou dar entrada na etapa federal no mesmo dia. Por isso eu já preenchi os formulários e acredito estar com tudo preparado para dar entrada na etapa federal (faltam as fotos, o CSQ e o pagamento da taxa). Pois bem, os MEUS passos nesta etapa foram (provavelmente os SEUS passos serão diferentes, verificar as instruções oficiais):


1. Atestado de antecedentes criminais: eu consegui pegar todos os atestados abaixo via internet e enviarei somente eles.
Atestado de Antecedentes Criminais
Justiça FederalBahiaSão Paulo
Polícia FederalUnificado
Secretaria de Segurança PúblicaBahiaSão Paulo
Como sou de Salvador, peguei todos pela opção “Bahia”.
A opção “São Paulo” é somente pra ajudar outras pessoas;

2. CSQ: anexar uma das cópias recebidas na entrevista (a cópia a ser enviada já possui esse propósito, não é qualquer uma das duas);

3. Cópias autenticadas de documentos: no meu caso foi necessário cópia da certidão de nascimento e do passaporte. Vou fazer como o Jeison (contrariando as instruções, optar pela maneira mais rápida e barata): enviar somente cópias simples;

4. Formulário IMM0008: esse formulário serve para identificar o requerente principal e a sua família (conjugue e filhos). Deve ser preenchido apenas pelo requerente principal;

5. Formulário IMM0008 Annexe 1: esse formulário serve como declaração de antecedentes (profissional, escolar, militar, criminal etc). Deve ser preenchido pelo requerente principal, pelo cônjuge (quer esteja acompanhando o requerente principal ou não) e por todos os filhos e enteados maiores de 18 anos (quer estejam acompanhando o requerente principal ou não);

6. Formulário IMM0008 Annexe 5: esse formulário simplesmente declara que você tem realmente a intenção de residir no Québec. Deve ser preenchido apenas pelo requerente principal;

7. Formulário IMM5406: esse formulário serve como um histórico familiar. Todas as informações sobre os pais, os filhos e os irmãos devem ser preenchidas. Deve ser preenchido pelo requerente principal, pelo cônjuge (quer esteja acompanhando o requerente principal ou não) e por todos os filhos e enteados maiores de 18 anos (quer estejam acompanhando o requerente principal ou não);

Proporções da foto8. Fotos: Enviar 06 (seis) fotos nas proporções da figura ao lado.
Instruções: Atrás de apenas uma foto, você deve escrever o seu nome, sua data de nascimento e a data em que a foto foi tirada. Depois, cada conjunto de fotos deve estar em um envelope separado, onde deve estar escrito o nome da pessoa, sua data de nascimento e o grau de parentesco em relação ao requerente principal. Esse envelope deve ser fechado com um clipe de papel;

9. Pagamento de taxas: A taxa de câmbio é própria da embaixada, então é necessário ligar no telefone (11) 5509-4343 e navegar pelo menu (opções 3 e 2).
Consulat général du Canada à São Paulo
Numéro de succursale (agência) : 1888
Numéro de compte (conta corrente) : 00116-05
Enviar o comprovante original (o ideal é fazer uma cópia do comprovante de depósito para caso ocorra algum problema);

10. Envio da documentação: Endereço para envio da documentação;
Consulat général du Canada
Section des visas
Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte,
Avenida Nações Unidas 12901
16º andar
04578-000 São Paulo, SP
Brazil

Recomendo a leitura desses dois post que além de ter o passo-a-passo do preenchimento dos formulários, têm mais informações para outros tipos de perfis: Processo por Québec – Documentação do Federal e Passei na entrevista! E agora?.
:)
Olá, como disse no post anterior, eu e minha esposa já temos onde estudar, na terça-feira fomos a escola conhecer o lugar as pessoas e tirar algumas dúvidas.

A Ecole Quebec é muito interessante pela proposta de ser focada em pessoas que estejam interessadas em imigrar para o Quebec.

Hoje (quarta-feira) passei a manhã toda do dia das crianças obtendo mais informações sobre o processo todo e registrei aqui no Blog só para não perder nada.

Alias navegando na Internet a procura de como melhorar meu francês encontrei esse site Eu no Quebec que achei muito interessante.

Vou dar uma lida nele e verificar se não estamos esquecendo nada.

Mas a conversa de ontem na Ecole Quebec me fez ficar mais com o pé no chão, já que falando com o pessoal, verificamos que o processo de Imigração está mais Lento e levando em torno de 2 anos, ou seja teremos tempo para aprender bem e juntar recursos para nos preparar para esta jornada.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Escolha da Escola de Francês

Quanto tempo né !?  nossas atividades diminuíram um pouco, pois eu mudei de emprego, voltei a estudar e estou fazendo uma pós e a minha esposa estava aproveitando para fazer alguns cursos de especialização, e como disse no post anterior, estava esperando a Dani terminar a faculdade.

Mas tenho ótimas notícias, a Dani terminou a faculdade, eu tentei no começo do ano começar a estudar na Ecolde Quebec mas não tinha vagas, o escola difícil ! mas até que em fim conseguimos a escola para fazer o curso de Francês.

É a Ecole Quebec enviou email para a Dani que já tem uma turma para começar, na próxima terça eu a Dani e a Letícia (minha filha) vamos lá conhecer a escola, as aulas vão começar no próximo dia 25/10... esperamos estar aptos para as entrevistas no escritório de imigração, na metade do ano que vem.

Logo mando mais notícias, até logo !