Bem como todos sabem, íamos enviar no dia 09/12 estavamos quase fechando o envelope para enviar os documentos ao escritório de imigração quando de repente...
O processo foi alterado, ficamos bastante abalados, inclusive nossa aula na Ecole Quebec, foi um mimimí só, todo mundo reclamando das mudanças, em fim volta e meia o assunto voltava na aula.
Resolvemos ir à palestra no dia 08/12 no prédio da aliança francesa tirar satisfações com Mr. Gilles, nesse dia nem teve aula, imagina estava todo mundo querendo pegar o pessoal do escritório de imigração.
O Fato é que não tem chororô, o Mr. Gilles não tem culpa e não pode ser responsabilizado, o problema todo é que devido às mudanças o processo deve demorar um pouco mais já que para se conseguir os pontos do francês precisamos agora comprovar com uma prova oficial.
O problema nisso é que as tais provas não são muito frequentes e somente podem ser feitas em alguns lugares um deles é na aliança francesa, não é preciso ser aluno para fazer a prova, e o calendário das provas é divulgado no site da aliança, podem ser feitas as seguintes provas, TCF/TCFQ, DELF, DALF e TEF/TEFAQ,
No nosso caso teremos que fazer a prova, pois sem os pontos do francês não conseguimos o suficiente para aceitação no CSQ, a boa notícia “para nós” é que precisamos apenas do nível básico A1 do TCF (vai até o C2).
Em fim precisaremos esperar para fazer as provas e obter o resultado para envio do nosso processo, o Mr. Gilles disse estão tentando negociar com os órgãos oficiais de testes para aumentar a quantidade de provas por ano (hoje o TCFQ tiveram 5 provas em 2011), vamos torcer para que isso aconteça.
Uma boa notícia da palestra é que o escritório federal está querendo diminuir o tempo para processar os pedidos, hoje média de 13 meses, para o ano que vem estão prometendo 6 a 7 meses, vamos ver.
E para finalizar o endereço de envio dos documentos do processo provincial também será alterado, serão apenas 3 escritórios no mundo, não lembro onde ficaram todo mas o nosso será o do México.
Bem não são notícias muito boas, mas só serve para que possamos ter mais um tempinho de reflexão.
Bola pra frente.
Au revoir.